Notícias

  • 04/10/2022

Presidente do INSS pode ser convocado pelo Senado para dar explicações sobre fila de espera



Presidente do INSS pode ser convocado pelo Senado para dar explicações sobre fila de espera

A Comissão de  Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado poderá convocar o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , Guilherme Serrano, para uma audiência pública para explicar a fila de espera do órgão para concessão de benefícios.

O tema faz parte dos 12 itens da pauta de reunião da comissão prevista para hoje (4) e é um pedido do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O senador lembra que desde o início do ano vem sendo amplamente divulgado que o INSS já conta com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de pedidos de novos benefícios. 

Além disso, dados do próprio órgão evidenciam que cerca de 500 mil segurados na fila são pessoas com deficiência que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos são exigidas análises médica, social e administrativa. 

Trad acrescenta que o INSS recebe cerca de 800 mil novos pedidos por mês que incluem perícias, agendamentos e outros serviços, mas têm sido analisados cerca de 700 mil benefícios a cada 30 dias. Segundo dados da Secretaria de Perícia Médica, também existem 457.805 pedidos de benefícios aguardando perícias.

"Outro problema enfrentado no INSS em relação à fila está na greve dos peritos, que durou meses, deixou várias pessoas sem receber benefícios e causou um acúmulo de mais 108 mil pessoas na espera. Sabemos que a demora na análise desses processos agrava ainda mais a situação de vulnerabilidade social", finaliza Trad.

O senador defende que o Parlamento tem a obrigação de, junto com o próprio órgão, buscar soluções para resolver um problema que é urgente por atingir milhões de brasileiros.

Fonte: Contábeis