Notícias

  • 12/11/2025

Crédito verde ganha impulso na COP30 com nova garantia do Sebrae



Crédito verde ganha impulso na COP30 com nova garantia do Sebrae

Em meio às discussões globais sobre transição ecológica na COP30, o Sebrae anunciou, nesta terça-feira (11), um passo decisivo para destravar o financiamento sustentável no Brasil. A partir de agora, as instituições financeiras conveniadas ao Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) passam a contar com uma nova linha de aval específica para operações de crédito verde e sustentável destinadas às micro e pequenas empresas.

A iniciativa, denominada Acredita Sustentabilidade, reforça a estratégia do Sebrae de ampliar o crédito orientado e assistido para pequenos negócios que adotam práticas ambientais responsáveis. O anúncio ocorreu no estande do Sebrae na Green Zone, em Belém (PA), após debate que reuniu especialistas em financiamento climático.

Giovanni Bevilaqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, destacou que a ampliação do Fampe para operações sustentáveis reduz entraves que historicamente afastam os pequenos negócios do crédito sustentável, como exigência de garantias reais, custo elevado e burocracia na contratação de financiamentos voltados à agenda ambiental.

Durante o lançamento, o Sebrae apresentou o e-book “Financiando o Desenvolvimento Verde e Sustentável dos Pequenos Negócios”, que reúne um panorama inédito das linhas de crédito verde disponíveis no país. O material detalha critérios de elegibilidade, condições de contratação e oportunidades de financiamento. O guia, disponível gratuitamente neste link, aborda instrumentos financeiros para negócios sustentáveis e compila programas de instituições como Banco do Brasil, BNDES, Banco da Amazônia, Caixa, Sicredi e outras.

Sobre o Acredita

O Acredita Sustentabilidade integra o conjunto de soluções de crédito orientado e assistido oferecido pelo Sebrae, que apoia pequenos negócios na tomada de crédito de forma planejada e segura. Por meio do Fampe, o Sebrae pode atuar como avalista de até 80% do valor do empréstimo nas instituições financeiras conveniadas, contribuindo para ampliar o acesso a linhas de crédito voltadas à sustentabilidade.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

Fonte: Agência Sebrae